Criança não gosta de tirar foto, gosta de brincar
Crianças são cheias de energia, gostam de explorar os lugares, brincam o tempo inteiro e a impressão que passa é que a energia deles não acaba nunca, não é mesmo? Então fazer com que as crianças não fiquem entediadas durante um ensaio de mais de 1 hora é praticamente impossível! A solução que encontrei para fazer os meus ensaios, foi deixar a criança completamente livre para fazer o que ela quiser... Brincar no balanço, no escorregador, na cama elástica ou simplesmente brincar quietinha o quarto dela. Isso deixa a criança muito mais a vontade, sem fazer com que ela fique irritada tendo que fazer mil poses e assim o ensaio fica muito mais espontâneo!
O importante nesse tipo de ensaio é conseguir captar a essência das crianças: a felicidade de estar no brinquedo preferido, o olhar curioso quando chega em algum lugar novo e a interação com os pais nesse momento de diversão. Pra que o resultado seja o mais natural possível, acho muito importante criar uma conexão com a criança que vou fotografar, para que ela não se sinta forçada a estar ali ou fique constrangida com a presença de uma pessoa estranha. Sempre pergunto o que elas gostam de fazer, qual é a brincadeira preferida, o que elas costumam fazer com os pais... Enfim, tudo com muita paciência e sem tentar forçar nada!
E esse é realmente o motivo que me faz gostar tanto de trabalhar com crianças: quando consigo criar essa conexão com elas, quando consigo fazer com que elas confiem em mim e se sintam a vontade de estar ali, sinto que meu trabalho foi cumprido! Porque no final do ensaio podemos dizer que aquelas horas foram de pura diversão e muita brincadeira!
Outro ponto que acho muito importante nos ensaios infantis, é respeitar o tempo da criança. Quem é mãe sabe que criar uma rotina é fundamental pra eles, e certas vezes quando saem dessa rotina, podem ficar um pouco irritados ou nervosos com isso. Sempre tomo o cuidado de agendar os ensaios nos intervalos de sono, nos horários que eles estão mais ativos e dispostos. Se no meio do ensaio a criança precisa fazer uma pausa para comer ou beber algo, não tem problema, faço todas essas pausas necessárias. Esse respeito é essencial para não criar um ambiente estressante ou até traumatizante.
Uma dica que dou para às mães e pais que fecham o ensaio comigo, é escolher um local que faça sentido na história da família (na verdade isso eu acabo falando para todas as pessoas que fazem ensaio comigo, então já fica a dica para vocês! Ahahaha). Pode ser em um parque, porque é onde vocês costumam ir aos finais de semana, um parque de diversão, um campo de futebol, o parquinho que tem no condomínio do prédio ou em casa mesmo (Já falei sobre ensaios lifestyle nesse post aqui).
Mas a dica mais preciosa que posso dar é: aproveitem esse momento para criar memórias especiais com seus filhos, brinquem junto com eles, se divirtam tanto quanto eles e não deixem de registrar essa fase tão incrível que passa em um piscar de olhos. Essas serão as recordações que eles irão ver quando estiverem maiores e poderão se lembrar o quanto esses momentos de conexão entre a família foi importante e muito especial!
Se você tiver alguma dúvida de como funciona ou tem interesse em fazer um ensaio com a sua família e seus filhos, me conta aqui nos comentários ou me escreve aqui!
Com carinho,
Larissa Santos.