Lugar de foto é o papel
Uma das lembranças mais fortes que tenho da minha infância, é da minha família se reunindo para olhar as fotos antigas da família. Era um momento de diversão garantida pegar aquela caixa cheia de fotos reveladas e álbuns antigos e relembrar desde momentos importantes como aniversários, casamentos, viagens até fotos que registravam um pouco do cotidiano daquela época. São fotos que mostram o começo da história da minha família, muito antes de planejarem a minha chegada, fotos que eternizam pessoas que já se foram, fotos que mostram como foi a minha infância e que mostram toda a união que minha família sempre teve. Todas essas lembranças existem há décadas - fotos de 30, 40 anos atrás... e que mesmo depois de todo esse tempo, são capazes de transmitir sentimentos tão fortes, sejam eles de alegria, emoção, nostalgia ou saudades.
Com o passar dos anos, infelizmente fomos perdendo um pouco desse costume. Hoje em dia conseguimos fazer muitas coisas pelo celular - inclusive fazer fotos com muita qualidade, então acabamos ficando reféns dessa tecnologia e deixamos todos os nossos registros guardados em um único lugar, ou no máximo salvamos no computador. Mas acredito que todo mundo já passou por aquele momento desesperador de perder algum arquivo importante, não é mesmo? Até eu já fui vítima disso! E é por esse motivo que acho necessário reforçar a importância da fotografia impressa.
Particularmente, prefiro os álbuns do que as fotos impressas. Acredito que pelo conjunto da capa e uma diagramação bem feita, o álbum consegue passar com mais delicadeza a história e os todos os sentimentos daquele momento. Ter aquela emoção e a nostalgia de olhar página por página, relembrar todos os detalhes, momentos engraçados por trás das fotos e a sensação de pegar nas mãos parte da sua história. Tudo isso estruturado em um álbum resistente e de alta qualidade, feito para durar por muitos anos.
Mas isso não tira o valor das fotos impressas - muito pelo contrário, acredito que são uma ótima opção para usar na decoração. Espalhar pela casa um pouco da sua história em porta-retratos, montar um mural de fotos com vários momentos marcantes e até mesmo presentear alguém especial com essas lembranças. Sempre entrego algumas fotos impressas em todos os meus trabalhos justamente pra incentivar essa prática e relembrar a importância de termos essas memórias nas mãos de uma maneira prática e de fácil acesso, com a garantia de durabilidade.
Investimos em tantas coisas na nossa vida, muitas vezes sem muita necessidade, mas você já parou para pensar o quanto investe para preservar a suas memórias? Construir memórias afetivas com seus familiares tem um valor imensurável. Imagina sentar com seus filhos e mostrar os álbuns desde o momento da gestação para que eles consigam sentir todo o amor que havia ao redor deles antes mesmo de chegarem ao mundo. Muito mais significativo do que mostrar essas fotos somente em uma tela de celular ou computador, não é mesmo?
Fotografia é um investimento que quanto mais tempo passa, mais valiosa ela fica.
É o legado da sua história. Como você quer mostrar a sua?
Com carinho,
Larissa Santos.